Sucessão Patrimonial
É a divisão e transferência de bens e patrimônio em vida e de acordo com as exigências da lei. É um dispositivo que pode visar a proteção do patrimônio e, também simplificar os processos de herança e partilha de bens, que podem vir a ser mais complexos e onerosos.
Tendo em vista que, segundo a lei, uma pessoa pode dispor de um quinhão de seus bens (50% é garantido aos herdeiros legítimos), é possível transferir a parte disponível desses bens durante a vida, da forma e a quem lhe aprouver, até mesmo aos herdeiros legítimos, na porcentagem que desejar.
Atualmente está crescendo a Sucessão Patrimonial de pessoa física. A Sucessão Patrimonial já é muito utilizada para a Sucessão Empresarial, também nos moldes da lei, visando salvaguardar os direitos dos herdeiros, entre outros, uma vez que nesse âmbito a legislação pode ser muito mais complexa e igualmente rigorosa.
Uma questão que não é mais tabu hoje em dia, pois os pais desejam que seus herdeiros caminhem para uma sucessão tranquila sem desgastes de inventário do passado no qual herdeiros acabavam litingando por herança.